Habitare Casa e Decoração

7 Dicas Para Decorar Espaços Pequenos

Atualizado em: 04/06/2020
Autor: Equipe Habitare
Tempo de leitura: 1min

Nos grandes centros urbanos, com aquela vida agitada, muitos acabam não passando muito tempo em casa, por consequência os imóveis estão se tornando menores, com mais áreas comuns para serem usadas em conjunto, o que acaba eliminando a necessidade de certos espaços em nossa casa.

Mas qual é a maneira certa de decorar espaços para que não pareçam apertados? Para responder essa pergunta separamos 7 dicas que podem lhe ajudar.

1- Use cores claras

Essa é uma dica que você já deve ter visto por aí, é uma dica clássica e por bons motivos, porque funciona!

Mas quando se fala em usar cores claras, não estamos falando apenas das paredes, móveis com cores claras também ajudam a dar uma percepção de espaço maior.

Só por que estamos falando sobre cores claras você não precisa pensar em um ambiente todo branco, use a criatividade, use todas as cores, mas deixe os tons mais claros predominar.

2- Incorpore plantas ao ambiente

As plantas são um excelente item de decoração, trazem cor, vida e podem até melhorar a qualidade do ar no ambiente, mas não é apenas isso.

O nosso cérebro costuma associar plantas à natureza, à ambientes abertos, por isso a presença de plantas pode fazer com que, subconscientemente, tenhamos a impressão de estar em um espaço maior.

Mas claro que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, por isso não exagere nas plantas, a não ser que queira que os seus convidados se sintam sufocados em uma floresta fechada.

3- Espelho e espelhos

Que maneira melhor do que enganar a nossa visão para o ambiente parecer maior, não é mesmo? E para isso não há nada melhor do que fazer uma parede de espelho, para amplificar ainda mais o efeito dessa técnica posicione a parede de espelho em uma parede contrária a uma janela.

Outra variação dessa técnica é, ao invés de uma parede com um grande espelho, criar uma parede com diversos espelhos menores, assim você poderá deixar o seu lado artístico fluir e utilizar diversas molduras e formatos diferentes.

4- Móveis baixos

A distância entre o chão e o teto é um dos fatores que mais influenciam se a pessoa se sentirá apertada ou não.

Uma maneira de causar a impressão de que o pé direito do seu apartamento é maior do que a realidade é utilizar móveis baixos. Ao criar uma linha de móveis rebaixadas o ambiente irá parecer maior.

5- Organização

Se existe uma coisa que pode fazer um lugar parecer apertado é a bagunça, se isso pode acontecer até mesmo com espaços grandes, imagine com os pequenos.

Por isso é importante manter tudo no lugar e a maior dica para isso é definir o lugar de cada coisa, pois se algo não possui o seu lugar próprio ele estará sempre fora do lugar.

6- Abuse das paredes

Em um ambiente pequeno não existe espaço para perder e as paredes podem lhe ajudar a economizar muito espaço.

Quando possível opte por alocar as coisas nas paredes, como a TV, livros e fotos, por isso instale muitas prateleira para aproveitar as paredes, mas sempre mantendo a decoração coerente.

7- Seja minimalista

Em um espaço pequeno o que você não coloca é tão importante quanto o que você coloca, itens em excesso podem sufocar o ambiente e vamos ser sinceros, todos caímos na armadilha de colocar mais coisas do que realmente utilizamos.

Por isso seja minimalista, pare para analisar o que realmente é vital para o ambiente e retire o que não precisa para liberar mais espaço.

Se você quer mais detalhes, veja o nosso guia completo com dicas de decoração.

Essa matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de apartamentos novos do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Habitare Casa e Decoração
Todos os direitos reservados Habitare Casa e Decoração 2020. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo do site sem prévia autorização.