Habitare Casa e Decoração

Estilos de Decoração: Qual Escolher Para Sua Casa?

Atualizado em: 16/01/2020
Autor: Equipe Habitare
Tempo de leitura: min

Diversos estilos de decoração podem ficar bem quando você está renovando sua casa. Então, se renovar a decoração de sua casa está nos planos, e você tem dúvidas sobre como melhorar os espaços internos? Relaxe, há algumas dicas ótimas que ajudam a deixar a sua casa linda, aconchegante e decorada com a sua cara!

Além disso, você sempre pode contar com outras opções para aprender sobre decoração e design, como cursos online com certificado. Além de você aprender sobre decoração de ambientes, ainda adiciona uma nova competência em seu currículo.

A casa reflete a personalidade de seu dono. Por isso, você pode até seguir tendências, mas não precisa ser refém disso. O segredo é encontrar um caminho prático, acessível financeiramente e que deixe você feliz e satisfeito com o resultado.

Para isso você precisa conhecer alguns conceitos: os tipos de decoração.

Quantos estilos de decoração existem e qual é o seu?

Estilo minimalista

O minimalismo tem tudo a ver com pessoas práticas, que não gostam de acumular coisas e preferem os ambientes mais limpos, sem muitos detalhes.

Estilo de decoração minimalista Estilo decoração minimalista

Ter os móveis essenciais, superfícies lisas e polidas e poucos objetos de decoração: essa é, basicamente, a definição de decoração minimalista.

Estilo campestre

Também chamado de estilo rústico, é aquele que traz o ar campestre à casa. Apesar de ser associado a casas de campo, esse estilo pode compor ambientes em casas urbanas.

Estilo de decoração campestre Estilo de decoração campestre

Aliás, o rústico moderno é uma combinação que, apesar de não parecer, cria ambientes incríveis. Uma sala com um sofá moderno e vigas aparentes é um exemplo dessa parceria.

Estilo contemporâneo

Esse é um estilo que está sempre em mudança, não é definitivo.

Estilo contemporâneo Decoração estilo contemporâneo

O estilo de decoração contemporâneo um dos estilos que mais utiliza as tendências. Suas características incluem criar ambientes funcionais, mas com conforto e estilo.

Estilo industrial

Bem urbano e atual, este tipo de decoração é reconhecido por elementos como tubulações expostas, cimento queimado, tijolos aparentes, portas e janelas amplas e ambientes integrados.

Aço, madeira maciça e ferro são os materiais mais encontrados nesse tipo de decoração.

Decoração estilo industrial Decoração estilo industrial

Estilo noir

Este estilo é caracterizado pelo uso de cores escuras, com bastante destaque para o preto.

Decoração estilo noir Decoração escura estilo noir

Esse tipo de decoração cria ambientes luxuosos, elegantes e sofisticados.

Estilo romântico

O estilo romântico se caracteriza pelo uso de cores claras: madeira e tons claros, como azul, verde, pêssego, salmão e outros, e, é claro, o branco.

Estilo de decoração romântico clássico Estilo de decoração romântico clássico

O uso de tecidos florais é bastante comum nesse tipo de decoração.

Estilo retrô

Criar um ou mais ambientes no estilo retrô significa apostar em tipos de móveis ou objetos que foram sucesso em outras décadas. Mas veja bem, eles são uma releitura, são peças inspiradas em formas e cores de outras décadas.

Estilo de decoração retrô Estilo de decoração retrô

Estilo vintage

O vintage é muito confundido com o retrô. Mas, conforme explicamos, o retrô é uma releitura, enquanto o vintage faz uso de peças antigas originais. Um espelho com uma moldura toda trabalhada, estilo provençal, ou uma cristaleira que tem sido passada por gerações são exemplos de objetos vintage.

Decoração vintage Decoração estilo vintage

Você conheceu, de forma bem resumida, alguns dos estilos de decoração mais comuns e que estão diretamente ligados às preferências e gostos de cada pessoa.

Há muito o que aprender sobre cada um deles. Há várias formas de você conhecer mais sobre decoração de ambientes. Uma delas é acompanhando nossos posts e a outra é fazendo cursos online voltados à decoração de interiores.

Gostou do post de hoje? Comente e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Habitare Casa e Decoração
Todos os direitos reservados Habitare Casa e Decoração 2020. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo do site sem prévia autorização.