Diversos estilos de decoração podem ficar bem quando você está renovando sua casa. Então, se renovar a decoração de sua casa está nos planos, e você tem dúvidas sobre como melhorar os espaços internos? Relaxe, há algumas dicas ótimas que ajudam a deixar a sua casa linda, aconchegante e decorada com a sua cara!
Além disso, você sempre pode contar com outras opções para aprender sobre decoração e design, como cursos online com certificado. Além de você aprender sobre decoração de ambientes, ainda adiciona uma nova competência em seu currículo.
A casa reflete a personalidade de seu dono. Por isso, você pode até seguir tendências, mas não precisa ser refém disso. O segredo é encontrar um caminho prático, acessível financeiramente e que deixe você feliz e satisfeito com o resultado.
Para isso você precisa conhecer alguns conceitos: os tipos de decoração.
O minimalismo tem tudo a ver com pessoas práticas, que não gostam de acumular coisas e preferem os ambientes mais limpos, sem muitos detalhes.
Estilo decoração minimalista
Ter os móveis essenciais, superfícies lisas e polidas e poucos objetos de decoração: essa é, basicamente, a definição de decoração minimalista.
Também chamado de estilo rústico, é aquele que traz o ar campestre à casa. Apesar de ser associado a casas de campo, esse estilo pode compor ambientes em casas urbanas.
Estilo de decoração campestre
Aliás, o rústico moderno é uma combinação que, apesar de não parecer, cria ambientes incríveis. Uma sala com um sofá moderno e vigas aparentes é um exemplo dessa parceria.
Esse é um estilo que está sempre em mudança, não é definitivo.
Decoração estilo contemporâneo
O estilo de decoração contemporâneo um dos estilos que mais utiliza as tendências. Suas características incluem criar ambientes funcionais, mas com conforto e estilo.
Bem urbano e atual, este tipo de decoração é reconhecido por elementos como tubulações expostas, cimento queimado, tijolos aparentes, portas e janelas amplas e ambientes integrados.
Aço, madeira maciça e ferro são os materiais mais encontrados nesse tipo de decoração.
Decoração estilo industrial
Este estilo é caracterizado pelo uso de cores escuras, com bastante destaque para o preto.
Decoração escura estilo noir
Esse tipo de decoração cria ambientes luxuosos, elegantes e sofisticados.
O estilo romântico se caracteriza pelo uso de cores claras: madeira e tons claros, como azul, verde, pêssego, salmão e outros, e, é claro, o branco.
Estilo de decoração romântico clássico
O uso de tecidos florais é bastante comum nesse tipo de decoração.
Criar um ou mais ambientes no estilo retrô significa apostar em tipos de móveis ou objetos que foram sucesso em outras décadas. Mas veja bem, eles são uma releitura, são peças inspiradas em formas e cores de outras décadas.
Estilo de decoração retrô
O vintage é muito confundido com o retrô. Mas, conforme explicamos, o retrô é uma releitura, enquanto o vintage faz uso de peças antigas originais. Um espelho com uma moldura toda trabalhada, estilo provençal, ou uma cristaleira que tem sido passada por gerações são exemplos de objetos vintage.
Decoração estilo vintage
Você conheceu, de forma bem resumida, alguns dos estilos de decoração mais comuns e que estão diretamente ligados às preferências e gostos de cada pessoa.
Há muito o que aprender sobre cada um deles. Há várias formas de você conhecer mais sobre decoração de ambientes. Uma delas é acompanhando nossos posts e a outra é fazendo cursos online voltados à decoração de interiores.
Gostou do post de hoje? Comente e compartilhe!