Compartilhe com quem vai gostar!

Trabalhar em casa é o grande sonho de muitas pessoas. Afinal, ter maior flexibilidade de horários e ser seu próprio chefe são apenas alguns dos benefícios que essa modalidade oferece. Artigos sobre como montar um escritório em casa são bem frequentes na web e neste vamos lhe ensinar como montar um escritório em casa levando em conta o conforto e a decoração.

Afinal, ter esse tipo de trabalho é vantajoso, mas também exige muito esforço e dedicação. É preciso investir em um espaço adequado para exercer as atividades do dia a dia e atingir ainda mais sucesso em seu emprego.

Sabendo disso, o Habitare e Casa separou aqui as melhores dicas para montar e fazer a decoração de home office e deixar seu escritório mais charmoso e harmonioso.

Acompanhe abaixo!

Dicas para montar um escritório profissional em casa

Só quem já tentou criar um ambiente profissional em sua casa sabe como essa pode se tornar uma tarefa difícil. Afinal, as questões começam desde a escolha do cômodo até o tipo de decoração a ser utilizado. Cada atitude é decisiva e pode impactar diretamente na qualidade de vida e na rotina do trabalhador.

Montar Home Office Exemplo de home office clean e bem projetado para conforto

Acompanhe as melhores dicas para montar um escritório na sua casa, para atingir ainda mais sucesso em seu trabalho home office!

Opte pelo conforto acima de tudo

Trabalhar em casa é uma decisão que proporciona, acima de tudo, mais qualidade de vida. Afinal, nessa modalidade é possível fazer seus próprios horários, bem como escolher realizar as atividades quando se está mais disposto e com mais energia. Dessa forma, ter um ambiente confortável é a chave para produzir mais.

Sendo assim, a criação começa logo na escolha do local para o escritório. Opte por lugares mais claros e arejados, onde é possível ter bastante luz sem precisar acender lâmpadas durante o dia. Isso, além de ajudar na economia mensal, ainda faz com que você sinta menos sono durante as tarefas diárias.

Trabalhar em casa com conforto Escritório para trabalhar em casa com conforto

Além disso, na hora de escolher móveis, priorize aqueles que possuem funções mais ergonômicas. Mesas com espaço para apoiar as pernas, por exemplo, são ótimas opções. Além disso, caso trabalhe sentado, uma cadeira acolchoada e com apoio para a lombar é fundamental.

Essas atitudes podem parecer pequenas, mas influenciam diretamente na sua vontade de trabalhar e na produtividade do dia.

Saber que o escritório é um ambiente confortável faz com que você sinta menos preguiça ao levantar da cama pela manhã. Também ajuda a manter as tarefas mais focadas e com menos procrastinação de atividades.

Escolha uma decoração sem grandes fugas de atenção

Ao tratarmos de como criar um escritório, já sabemos que ele deve ser muito confortável. No entanto, isso não significa que precisa ser o ambiente mais divertido da casa e com entretenimento para todos os lados.

Cada pessoa se concentra de um jeito. Sendo assim, é preciso encontrar o formato que mais se adapta às suas necessidades.

No entanto, se a sua atenção é facilmente dispersada por imagens, ter uma televisão no escritório com toda a certeza é uma péssima ideia. Porém, se assistir não diminui a sua produtividade, mas o barulho constante sim, deve evitar ouvir música durante o expediente.

Ou seja, seu escritório deve ser montado de uma maneira personalizada, de modo que seja agradável para passar as horas, mas ainda assim mantenha o caráter profissional. Para quem trabalha sozinho, ter momentos de distração é comum e até saudável. No entanto, eles não devem acontecer de modo que cheguem a atrapalhar a produtividade.

Procure conhecer a si mesmo e monte a decoração do seu espaço de acordo com suas preferências. Algumas dicas que funcionam bastante é posicionar a mesa de frente para a janela e utilizar cortinas claras. Desse modo, pode-se observar a luz do dia e ainda assim manter a atenção em todas as atividades pré-determinadas.

Decore seu escritório do jeito que você mais gosta

Quando um ambiente tem a nossa personalidade, nos sentimos muito mais confortáveis dentro dele. Afinal, conseguimos ver a nossa cara nos objetos, cores e demais itens de decoração.

Sendo assim, quando estiver na parte de decoração da sua sala, sinta-se à vontade em escolher aqueles objetos que mais lhe chamarem a atenção. Podem ser quadros, decorações de mesa e até mesmo um tapete grande. O que importa é que eles reflitam a sua personalidade e façam com que você se sinta representada dentro do espaço.

Quando nos vemos dentro de um ambiente, nos sentimos muito mais confortáveis. Sendo assim, as horas trabalhando dentro do espaço serão muito mais prazerosas.

No entanto, vale ressaltar que, mesmo que o ambiente reflita a sua personalidade, ele deve manter o caráter profissional. Ou seja, cores muito chamativas ou itens controversos devem ser evitados. Quanto mais corporativo for o espaço, mais credibilidade ele transmitirá.

Caso o seu escritório seja utilizado somente por você, pode-se fazer algumas exceções a essa regra. Porém, se ele for utilizado para reuniões com clientes ou fornecedores, por exemplo, mantenha tudo da maneira mais “clean” possível.

Invista em móveis bonitos e práticos

Se tratando de montar um escritório, todos nós desejamos que ele seja bonito e tenha aparência profissional. No entanto, se tratando de home office, onde ele será um cômodo integrante da nossa casa, é ainda mais importante que ele seja, acima de qualquer outra coisa, muito prático.

Afinal, é muito fácil deixar que esse ambiente a parte se torne sinônimo de bagunça. Em alguns trabalhos em casa onde são utilizadas atividades manuais, como artesanato, por exemplo, essa questão se torna ainda mais comum.
Sendo assim, uma das chaves para solucionar o problema ou impedi-lo antes que aconteça é investir em um mobiliário adequado.

Montar escritório para trabalhar em casa tipo home office

Nesse momento, esqueça os conceitos comuns, como uma mesa com bastantes gavetas, por exemplo. Apesar de ela ajudar bastante, não será um fator determinante para organizar o excesso de papéis ou documentos.

Opte por móveis mais específicos, como cômodas com gavetas onde pode-se estabelecer um modelo de arquivo por ordem alfabética. Dessa forma, você pode guardar todos os documentos sem amassar e em um local de fácil acesso, onde poderá encontrar qualquer papel rapidamente.

Além disso, as prateleiras também são ótimas opções. Como elas ficam pregadas diretamente na parede, não ocupam muito espaço, deixando o local mais amplo. Invista em várias delas, que podem ficar organizadas em linha reta ou em cima uma da outra.

Elas podem servir como livreiros ou locais para guardar materiais específicos, como aqueles que estão em estoque e prontos para a venda.

Caso você tenha uma boa quantia de investimento disponível para começar, a melhor opção é fazer a encomenda de móveis planejados. Através deles é possível comprar tudo que você precisa, do tamanho ideal para a sua sala de escritório.

Além disso, pode montar os móveis com as características que vão te ajudar em seu dia a dia, como mais gavetas rasas ou uma grande gaveta funda. As possibilidades são muitas, podendo ser realizado o design juntamente com o profissional contratado por você.

Outro benefício da contração desse tipo de serviço é a oportunidade de fazer móveis conjugados. Por exemplo, criar uma mesa que fica diretamente ligada com um armário lateral e uma parte alta suspensa.

Com essas características, você ganha muito espaço para armazenamento de materiais e ainda consegue o local ideal para sentar e trabalhar.

Caso não disponha do investimento, também pode encontrar os móveis ideais para seu escritório. Basta pesquisar bastante e tirar as medidas corretamente, para que não acabe ficando em um espaço muito apertado.

Montar um escritório para trabalhar em casa com toda a certeza é uma das partes mais divertidas do processo. Apesar de exigir certo investimento financeiro, é muito gostoso e motivador ver tudo ficando do seu jeitinho, pouco a pouco.

Sendo assim, anote todas essas dicas e comece hoje mesmo a procura pelas peças ideais para o seu. Com certeza ele será um ambiente super confortável onde você alcançará muito sucesso com o seu negócio!

Compartilhe com quem vai gostar!