Habitare Casa e Decoração
'); }); jQuery('#-pro-menu-8-1894 .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); });

Abajur

Compre agora abajur e luminária em oferta com a melhor seleção do Brasil. Lindos modelos para você iluminar sua sala e seu quarto, deixando sua casa mais linda e aconchegante. Aproveita!

Abajures mais vendidos

Abajur em oferta especial

Abajur em oferta especial

Abajur – Um objeto decorativo para diversos ambientes

O abajur é um dos objetos decorativos mais indicados para quem quer agregar valor a um espaço, deixando-o mais prático, confortável, elegante ou até mesmo despojado.

Afinal, você pode encontrar uma série de modelos diferentes, seja em relação a cores, tipo de iluminação ou mesmo formatos e medidas.

Pensando nisso, aqui separamos as melhores dicas de como você pode começar a escolher a melhor peça para a sua cada para vários ambientes e causando diferentes sensações.

Vamos lá?

Passo a passo para escolher o melhor abajur

Antes de começar o passo a passo, é importante destacar que a função mais básica do abajur é garantir iluminação para aquele ambiente.

Entretanto, o item também serve para causar uma sensação e impacto, como a ideia de aconchego, bem como para dar destaque a algum local.

Em uma biblioteca pessoal, por exemplo, o abajur pode servir para dar destaque a poltrona, deixando o restante do ambiente mais escuro.

Tenha isso em mente!

1# Entenda o estilo de cada ambiente

Em primeiro lugar, você precisa começar a entender qual é o seu estilo, o estilo daquele espaço ou mesmo o que quer fazer com ele.

Para isso, observe o que já tem naquele ambiente. Portanto, veja qual é a decoração ali.

Além do mais, é importante conferir qual é o espaço onde um abajur pode caber, seja dentro de uma bandeja decorativa ou mesmo em um canto mais afastado.

Pensando em facilitar a sua vida, suponha que você tenha uma decoração mais rústica.

Neste cenário, o ideal é escolher um abajur de cerâmica, madeira ou mesmo de ouro envelhecido e tenha uma lâmpada mais amarelada.

Já para os ambientes mais modernos, o ideal são os abajures de metal, marfim e bambu, mas os de madeira também podem servir bem, principalmente com pés mais finos e bons acabamentos.

Ao mesmo tempo, as cúpulas podem ou não ter um pouco mais de cor e as lâmpadas mais brancas estão entre as mais recomendadas.

Dica de ouro

Uma dica é ficar atento a cor ou tom das lâmpadas.

No geral, lâmpadas mais claras transmitem uma sensação maior de frio enquanto as lâmpadas mais amarelas transmitem maior sensação de calor.

Logo, as opções amareladas são ideais para os quartos, salas de estar e bibliotecas. Enquanto as lâmpadas brancas são ideias para escritórios, saladas de jantar ou cozinha.

2# Conhecendo os tipos de abajures

Não é incomum que, ao fazer a sua primeira visita em uma loja ou site para comprar abajures, você perceba que existe uma infinidade de tipos.

Logo, tem aqueles bem altos e com pés finos e cumpridos, os bem pequenos, os mais enxutos e aqueles minimalistas.

Portanto, ao avaliar o ambiente que vai receber aquele abajur, você começa a conhecer mais sobre os diferentes tipos e formatos.

Para isso, a dica é observar qual será a função desse item além da decoração do ambiente.

No quarto, por exemplo, a recomendação são as peças menores, que ficam sob o criado-mudo.

Sendo que a fica é escolher peças mais leves, com um visual mais neutro.

Já para os escritórios, você também pode escolher uma peça de mesa, mas a dica é que seja um pouco mais sério, com a possibilidade de ajustar a luz.

Já para as salas de estar e de jantar, você pode escolher peças maiores e colocar em pontos estratégicos.

Como próximo a uma poltrona que você gosta de se sentar, no canto mais escuro ou próximo de um objeto que você quer que se destaque, como os aparadores.

Vale pensar aqui que a escolhe do tipo de abajur deve seguir a função e o espaço disponível para ele naquele ambiente.

Nas opções de mesa, por exemplo, é essencial que ele fique bem posicionado, para não cair e não atrapalhar o uso do espaço.

Para a sala, o abajur não pode comprometer a visão para os demais pontos, devendo ficar sempre lateralmente ou nas partes mais extremas.

3# Lâmpada: escolha a melhor peça para o seu abajur

Uma dica que não poderia faltar aqui se refere as lâmpadas, já que a maior parte dos abajures são vendidos sem esse item essencial.     

Como citamos anteriormente, é comum que a dúvida fique entre as opções mais brancas e amarelas, mas hoje existem mais de opções.

Ainda assim vale a regra de que as mais amarelas são mais quentes, por se relacionarem ao Sol, e as mais brancas ou azuladas são mais frias.

Por isso, é comum que essas cores mais frias se adaptem bem a ambientes mais sérios, como escritórios, ao mesmo tempo que deixam o visual moderno.

Para tornar a escolha mais fácil, tome notas:

  • LED Branco Quente: opção ideal para salas de estar, jantar e quartos por causarem sensação de relaxamento e calma;
  • LED Branco Frio: melhor opção para ambientes que exigem atenção e foco ou para destacar a limpeza, como clínicas, salas de espera e reuniões;
  • Lâmpada LED Branco Neutro: opção funcional para espaços que exigem uma baixa atenção, como saladas de leitura e cozinha.

Vale lembrar que, o efeito da luz, pode ser alterado de acordo com a cúpula do seu abajur, seja em relação a cor ou mesmo a quantidade de luz que consegue passar.

Dica especial para escolher um abajur

Por fim, separamos aqui algumas dicas de peças que funcionam bem em alguns ambientes e como você pode usar cada uma delas.

Para começar, temos duas opções interessantes: o Abajur Quality de Metal com Cúpula de Tecido Preto e a Luminária de Mesa Tripé em Madeira com cúpula branca.

O primeiro é ideal é salas mais modernas com itens em metal ou em tons mais escuros.

Enquanto o segundo é ideal para salas e quartos mais aconchegantes e que já possuem muitos móveis com detalhes.

Já o Abajur Renda Preto Taschibra é ideal para salas de estar e jantar, sendo que a dica é colocar em uma bandeja decorativa, em um aparador e próximo a outros objetivos.

Enfim, o Abajur Woody com Cúpula Cromaluz Amarelo em madeira é ideal para um ambiente mais despojado, seja o quarto ou até uma salinha com livros, deixando o local mais alegre.

Então, ainda ficou com alguma dúvida de como escolher a melhor luminária para levar luz e decorar o seu ambiente? Comenta aqui embaixo.

Aproveite também para compartilhar qual foi a peça que você escolheu ou alguma dica especial com nossos leitores.

Habitare Casa e Decoração
Todos os direitos reservados Habitare Casa e Decoração 2020. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo do site sem prévia autorização.