Habitare Casa e Decoração
'); }); jQuery('#-pro-menu-8-1894 .oxy-pro-menu-show-dropdown .menu-item:not(.menu-item-has-children) > a', 'body').each(function(){ jQuery(this).append('
'); });

Livros de Decoração

Fizemos uma seleção especial de livros para decorar seu ambiente preferido ou para você ler e aprender a decorar qualquer ambiente. Faça suas escolhas e compre seus livros de decoração preferidos para deixar sua sala um lugar incrível.

Livros de decoração mais vendidos

Livros sobre decoração para você aprender e decorar

Livros sobre decoração para você aprender e decorar

Livros de decoração – Aprenda e decore com eles

Os livros de decoração são ótimas opções de itens para decorar diversos ambientes, garantindo charme e até para sair um pouco do comum, como porta-retratos e souvenires.

Além do mais, como existem os mais variados modelos, cores e proporções, você pode deixar um lugar mais aconchegante, elegante, divertido e muito mais.

Dessa forma, separamos aqui tudo o que você precisa saber para começar a usar os livros, seja você um leitor de cabeceira ou não.

Vamos começar?

1# Defina onde os livros para decorar serão colocados

O primeiro passo para usar os livros na decoração é definir onde exatamente você deseja incluir essas peças.

Na maior parte das vezes, os livros fazem parte dos quartos, escritórios e salas de estar.

A partir disso, você também vai precisar escolher onde essas peças serão colocadas, ou seja, se você terá uma estante, um criado-mudo, um aparador ou mesmo na mesa de centro.

Ao contrário do que muitos pensam, os livros não precisam ficar sempre organizados em uma estante, mas podem ser colocados em vários cantos distintos.

Por exemplo, você pode colocar no apoio da lareira, na estante que fica abaixo da tv, na mesa de centro da sala, em um aparador que fica na lateral ou outras mesinhas.

Nos quartos, dá para colocar os livros para decoração na cabeceira da cama, criado mudo, na penteadeira ou até mesmo em um banco bonito que fica em alguns dos cantos do quarto.

Caso você tenha muitos livros, a dica é organizar os volumes de maneira que fiquem um pouco mais agrupados.

Já para exemplares mais detalhes, únicos ou que vão receber mais destaque, coloque-os sem agrupar, próximo ou não de outros livros.

2# Aposte em livros para decoração diferentes do comum

Muitas vezes, quando pensamos em livros, logo surgem aquelas ideias de prateleiras prontas, como as de biblioteca.

Entretanto, a realidade, é que existem uma série de livros bem diferentes, com capas que chamam a atenção, causam impacto e podem transformar o seu ambiente.

Por exemplo, para uma sala moderna ou minimalista, a dica é apostar em um livro de coleção, que são maiores e possuem detalhes mais elegantes, como:

  • Tom Ford;
  • Chanel: The Complete Karl Lagerfeld Colletcions;
  • Van Gogh e muitos outros.

Já para os apreciadores de um livro bacana para folhear, você pode apostar no Andrew Martin: Interior Design Revies ou Charlotte Moss: Garden Inspirations.

Ou seja, dá para sair dos livros comuns, que você encontra em qualquer lugar, e investir em peças mais bonitas e sofisticadas, que com certeza deixarão o seu ambiente muito bonito.

Uma dica interessante é sempre escolher os livros de acordo com o ambiente e a sensação que quer transmitir ali.

Por exemplo, para um quarto infantil, você pode escolher livros coloridos, com brilhos e repletos de imagens.

Já para áreas externas, aposte em livros relacionados ao que tem ali, como de jardins, decoração, churrasco e receitas.

Para as salas, você pode variar entre livros mais minimalistas e neutros, em tons pastéis, por exemplo, até mesmo livros mais robustos, com cores fortes e detalhistas.

Então, avalie o estilo do ambiente para fazer a melhor escolha.

3# Transforme o espaço: descubra o que você pode adicionar aos livros decorativos

 Além dos livros, existem alguns outros itens que podem ajudar a compor a decoração em parceria com essas obras incríveis.

Por exemplo, você pode acionar uma caneta de metal prata ou dourada sobre a capa de um livro preto ou de outro tom escuro, garantindo um ponto de brilho para o ambiente.

Já para aqueles que investiram em um aparador ou estante, é possível incluir um abajur próximo ao livro.

Outras opções incluem objetos decorativos variados e que mostram quem é você.

Como miniaturas, objetos de metal, souvenirs, porta-retratos, action figures e muitos outros.

Dá para mesclar entre livros e objetos para deixar o local um pouco mais despojado, elegante ou funcional, de acordo com o tipo de livro ou item que você escolheu.

Uma dica é ficar atento ao fundo do local onde os livros serão colocados, para evitar o contraste em excesso.

Em meses e aparadores de vidro ou espelhados, o ideal é optar por livros para decoração mais escuros, que ficam delimitados naquele espaço.

Já para espaços mais escuros ou com desenhos, opte por livros em tons pastéis ou com detalhes, como cores mais fortes, para destoar do restante as informações visuais que estão ali.

Dica de ouro

Caso você tenha uma estante escura e queira que os livros causam algum impacto, você também pode optar por coloca-los com a borda para “dentro” e a parte das páginas, que é branca para fora.

Isso cria um visual minimalista bastante interessante.

Ainda pensando nessa ideia, dá para dar destaque a alguns títulos, que vão chamar mais a atenção.

Por exemplo, um livro que tenha a borda com brilho, cores chamativas ou todo colorido. Ou mesmo, em meio aos demais, adicione outros objetos e deixa virado apenas aquele que está lendo.

4# Livros para decoração – Esqueça a ideia de simetria

A simetria é uma questão bastante interessante e que, muitas vezes, pode gerar um destaque bacana para as estantes.

Por exemplo, existem aqueles que organizam os espaços por coleções, cores ou por tamanhos.

Seja como for, visualmente, é possível notar um padrão, o que causa um certo conforto e sensação de “estar no lugar”.

Entretanto, hoje em dia, a simetria nem sempre é a melhor opção para todos os ambientes e ainda pode ajudar a tirar um pouco a sensação de perfeição fictícia.

Suponha que você tenha uma sala como aquelas de revistas: com tudo em um lugar exato, em ângulos retos e que parece até intocável.

A ideia é bacana, não é? Entretanto, não causa a sensação de conforto e pode parecer até que ninguém nunca esteve ali.

Para evitar essa sensação de frieza, você pode adicionar um ou mais livros ao ambiente, em um ou mais pontos estratégicos.

A dica aqui é esquecer a simetria e deixar os livros serem um ponto de aparente desordem.

Por exemplo, você pode colocar um livro no braço do sofá ou em cima da mesa de centro, com um marca páginas dentro, visível por fora, e um pouquinho torto.

Já para os aparadores, você pode deixar o livro aberto, com uma caneta dentro ou mesmo o marca páginas e com uma caneta em cima, um postit ou um bloco de notas.

5# Itens de metal ajudam muito na decoração de ambientes

Principalmente para espaços mais modernos, os itens de metal podem facilitar demais na hora de organizar e deixar aquele cantinho único.

Isso porque, causam uma sensação mista de atualidade e força.

Dessa maneira, o ideal é que você aposte em objetos de metal para decorar junto aos livros, sejam vários ou não, de diferentes tamanhos e cores.

Daí, você pode ficar na dúvida de como utilizar esses objetos ou mesmo quais comprar.

Uma opção interessante são os espelhos venezianos, que podem ser usados de diferentes maneiras.

Por exemplo, você pode colocar o espelho apoiado no aparador com o livro a frente ou colocar o espelho pendurado e o livro em pé, próximo a borda inferior.

Outra opção são as bandejas de metal, colocando os livros em cima, abaixo ou mesmo ao lado, bem como os suportes de metal.

No caso dos suportes, os livros serão posicionados neste item de decoração.

Mas, se você quer algo mais delicado e pequeno, pode apostar em itens de decoração em metal, como torres, aviões, formas geométricas e assim por diante.

Existem ainda diferentes tipos de metais, como os prateados, dourados, cromados, manchados e até aqueles que tem um aspecto mais antigo.

Então, você pode escolher entre um único estilo ou mesmo variar um pouco, de acordo com a decoração do restante do ambiente.

6# Outras formas de usar os livros para decoração

Para finalizar esse post, existem ainda algumas outras dicas de como você pode incluir os livros na sua decoração.

A princípio, você pode escolher vários livros e usá-los como base para colocar um abajur em cima, ao lado de uma cadeira ou poltrona.

Para evitar que a capa fique diretamente no chão, use um tecido das medidas exatas do primeiro livro e vá colocando os outros.

Outra opção é usar os livros como base para outros objetos, criando uma assimetria em estantes e aparadores.

Portanto, você pode colocar um livro e acima dele os porta-retratos, souvenirs, itens de metal e assim por diante.

Em cada base, você pode colocar um número diferentes de livros, para que não fique tudo na mesma altura.

Outras opções incluem ainda usar os livros junto a outros objetos, como garrafas de bebidas, para deixar o visual mais elegante.

Inclusive, é válido usar todos os tipos de livros: desde os mais novos, comprados para decorar, até aqueles antigos e surrados, que ficam perdidos no guarda-roupas.

Enfim, uma dica que vem se destacando é colocar os livros para decoração dentro de redomas de vidro, sempre em pé e com a capa visível.

Ou seja, é uma verdadeira obra de arte protegida e exibida. Enfim, ainda ficou com alguma dúvida de como usar os seus livros para decoração ou mesmo quer conhecer outras obras?

Habitare Casa e Decoração
Todos os direitos reservados Habitare Casa e Decoração 2020. Proibida a reprodução de qualquer conteúdo do site sem prévia autorização.