Os pisos de madeira são amplamente usados na arquitetura e design de ambientes. Aliás, a própria madeira é um dos materiais mais usados no mundo arquitetônico moderno, já que trás versatilidade e personalidade ao local em que é implantada.
Então a pergunta é se os pisos de madeira podem ser usados como foco principal na decoração de ambientes. A resposta é sim.
A arquitetura é responsável pela elaboração da construção de locais físicos, tendo o início em um projeto, e o resultando em um produto personalizado de acordo com o gosto de cada cliente. A decoração de ambientes complementa a arquitetura para que o ambiente traga boas sensações para quem ocupa o espaço.
Para uma melhor recepção de visitantes ou futuros clientes, é necessário demonstrar interesse na implementação de melhorias em diversos aspectos.
Pisos de madeira na decoração de ambientes - Ótimos aliados do decorador!
Mas, nesse momento você deve estar se perguntando: "Qual a maior diferença entre uma decoração residencial e comercial?".
A decoração residencial consiste na otimização dos espaços, visando os desejos individuais dos moradores da casa.
A decoração comercial abrange uma maior parcela de pessoas, tendo como objetivo atrair cada vez mais indivíduos.
A seguir, daremos algumas dicas que diferenciam o modo de decoração, de acordo com as necessidades do cliente:
As opções para esse tipo de decoração são gigantes, gerando uma enorme indecisão.
Algumas pessoas preferem um estilo mais sofisticado, outras mais natural.
Caso não tenha muito dinheiro disponível, a decoração minimalista é uma boa escolha. Nela, são utilizados objetos decorativos considerados essenciais, descartando os supérfluos.
Para as pessoas que preferem uma decoração campestre, o artesanato é um bom investimento. Visite algumas feiras artesanais, observe a variedade dos produtos ofertados, e escolha o que mais lhe agrada.
O principal é manter em mente que para um bom planejamento decorativo, não é necessário um rio de dinheiro. É necessário destacar que, o que realmente importa, é usar a criatividade e buscar boas inspirações.
Para cada cômodo da casa, idealize as cores e objetos para colocar nas paredes. Tente harmonizar as colorações das paredes e móveis, de modo a proporcionar uma sensação de bem estar ao adentrar o cômodo.
Pisos de madeira decoração da casa
Na escolha de pastilhas para banheiro, lavanderia e cozinha escolha tonalidades que complementem as mobílias já existentes.
Nos quartos, pesquise sobre uma cama de ótima qualidade, que não trará malefícios a saúde e gastos com futuras manutenções.
E finalmente a sala de estar, onde você irá socializar com amigos e familiares. Papéis de paredes chamativos pode ser uma boa ideia, porém, colocá-los próximo a paredes mais claras. Lustre, poltronas, sofás e cortinas são indispensáveis.
Para esse tipo de decoração, deve-se considerar os mais variados estilos de objetos decorativos, de modo a agradar todos os clientes.
A recepção deve ser bem organizada e iluminada, com o intuito de causar uma boa impressão a quem adentrar o ambiente.
Mas, para alcançar esse objetivo, é preciso analisar a imagem que se deseja transmitir.
No caso de um consultório psicológico, aposte em cores neutras para melhorar o fluxo de energia, aumentando a sensação de bem estar.
Para a iluminação, não fique apenas nas tradicionais lâmpadas, lustres e abajures deixam o ambiente iluminado e com um ar mais requintado.
Armários com divisórias são de extrema importância, são a base para uma boa organização de arquivos e documentos.
Distribua as mobílias uniformemente, não deixando espaços vazios e outros preenchidos excessivamente.
A decoração do ambiente com pisos de madeira maciça deixa tudo mais aconchegante
Blocos de vidro também são usados para separar a sala de espera da recepção, deixando o lugar mais conveniente e personalizado.
Essas são algumas dicas de como fidelizar seus clientes, garantindo seu retorno quando precisarem de atendimento.
Contudo, é possível conciliar objetos de decoração para residências e estabelecimentos comerciais, com artigos que combinam com ambos os lugares.
Alguns exemplos são:
Trará uma sensação de que o espaço ficou mais amplo, além de ter uma durabilidade maior.
Pode ser colocado em um jardim residencial, ou ser instalado próximo a recepção de seu comércio. É um artigo que trará sofisticação e requinte, além de evidenciar o bom gosto do comprador.
São bem diferentes dos comumente usados, e ecologicamente corretos.
É possível organizar livros e revistas dentro do caixote, ou até mesmo brinquedos.
Em residências pode servir como porta objeto, e em comércios como organizador de arquivos e documentos.
Os profissionais do ramo se interessam bastante com a questão da sustentabilidade, e indicam para seus clientes produtos a base desse material.
A decoração de uma casa deve ser planejada minuciosamente, visando a melhor escolha e custo benefício. Existem diversas maneiras de embelezar sua residência ou ponto comercial, e dentre elas, a escolha de um bom piso é essencial.
Mas, você deve estar se perguntando: "Qual piso devo escolher?". Essa é uma pergunta recorrente, e que fazemos questão de explicá-la.
Os pisos de madeira são a melhor escolha para o cliente, tanto no quesito custo benefício, quanto no quesito impacto ambiental.
Por terem sua matéria prima proveniente da madeira, esse material é ecologicamente correto, e com maior durabilidade. E tem mais, a madeira é um ótimo isolante térmico, fazendo com que no verão o calor não seja absorvido pelo piso, irradiando por toda a casa. Consequentemente,o local fica com uma temperatura mais amena e agradável.
Por ter uma coloração diferenciada, os mais diferentes tipos de decorações e móveis podem ser escolhidos na harmonização.
Isso faz com que a combinação perfeita seja atingida mais facilmente, e com mais agilidade.
A maior parte dos arquitetos recomenda o piso de madeira, devido á sua aparência sofisticada e o toque de elegância que garante ao ambiente.
Provavelmente já te contaram sobre a existência de um piso chamado laminado, que tem como intenção copiar os pisos de madeira tradicional.
Porém, esses pisos não possuem a qualidade e a resistência de um piso de madeira usual. Em primeira análise, pode parecer uma boa compra, mas depois de perceber a quantidade de aspectos negativos, a pessoa se arrepende.
Um outro aspecto que necessita ser destacado, é que a madeira sempre foi usado pelos nossos ancestrais, evidenciando sua importância na arquitetura.
Pisos de madeira maciça tem grandes vantagens sobre os pisos de materiais compostos. Além da estética, algumas características merecem destaque:
Por conta de sua atemporalidade e qualidade renomada, esses pisos sempre estão disponíveis no mercado.
Isso facilita no momento em que reparos são precisos,e no caso queira vender seu imóvel.
A madeira é um ótimo isolante térmico, fazendo com que a temperatura não varie absurdamente como nos outros pisos.
A madeira é um material que absorve o som, assim as ondas sonoras não são refletidas, evitando a formação do eco.
Na hora da compra de uma residência ou comércio novo, os indivíduos observam os mais variados aspectos. Um dos mais observados são a qualidade do revestimento do piso, que quando são recobertos por madeira de ótima qualidade, ocorre um acréscimo no valor.
Mantê-los com uma aparência nova e intacta é mais fácil comparado com os demais. Basta apenas um aspirador ou um pano com produto adequado para limpeza de pisos de madeira. Ou seja, a manutenção de pisos dessa espécie é mais simples e econômica.
Para concretizar sua limpeza, produtos químicos fortes não precisam ser utilizados. Assim, os danos a saúde são minimizados, e ao meio ambiente também.
A última pergunta a ser respondida é: "Como escolher o melhor piso de madeira?". Ele deve ser escolhido de acordo com o local que vai ser instalado, pois muitas variáveis devem ser consideradas.
Caso seja um local que muitas pessoas transitam, a matéria prima da madeira deve ser mais resistente. As madeiras mais usadas para esse tipo de produto são: peroba, teca, jatobá, mandarim, ipê, sucupira, carvalho e cumaru.
Muito utilizado em áreas externas, é inteiramente maciço. As piscinas podem ser revestidas pelo deck, e são antiderrapantes, o que proporciona diversão e segurança ao mesmo tempo.
É fabricado de forma diferente comparado aos outros, trazendo para si um visual único, com tecnologias diferentes.
Por esse motivo, é ainda mais resistente e compacto.
As estruturas desse piso são cruzadas, assim ele consegue a maior resistência, como citado anteriormente.
Sua estrutura é composta por réguas inteiras de madeira maciça, o que lhe dá um visual mais uniforme.
Esse piso possui uma técnica única, que garante maior estabilidade, e evita o aparecimento de frestas
e futuros danos.
Madeiras tropicais e de reflorestamento são unidas, deixando a base ainda mais forte que a dos anteriores. No retoque final, camadas de verniz e de óxido de alumínio são aplicadas, deixando ainda mais brilhante e protegido de riscos.
Lembre-se: a coloração da madeira pode dizer muito sobre o produto.
E pelo fato da madeira ser escorregadia, reforçamos que o deck é o mais viável nesses ambientes.
Isso fará com que possíveis lesões sejam evitadas, melhorando consequentemente sua segurança.
Depois de tantas dicas sobre como otimizar sua decoração e escolher o melhor piso para revestimento, esperamos que suas dúvidas foram completamente sanadas. Uma dica para quem quer comprar pisos de madeira em São Paulo ou qualquer outra região do Brasil é pesquisar antes de comprar e procurar lojas bem conceituadas no mercado. Assim a decoração do seu ambiente será um sucesso, com certeza.